Um Ártico que se derrete

O aquecimento global é um problema e os pólos um motivo de grande preocupação. O Ártico está a aquecer duas vezes mais rapidamente que a média mundial e tanto a calota polar como a tundra começam a derreter. Os cientistas acreditam que o Ártico corre riscos de ficar sem o seu mar gelado durante o Verão nas próximas décadas.

A subida do nível do mar causado pelo degelo dará origem a mais inundações em áreas costeiras. Grandes inundações ocorrem uma vez por século em locais como a zona baixa de Nova Iorque. Mas se o nível do mar aumentar mais um metro, inundações destas irão acontecer uma vez a cada três anos. O degelo do Ártico trará alterações preocupantes. Atualmente, os pólos brancos e gelados refletem muita da luz solar de volta para o espaço, mantendo o planeta mais fresco. Mas, à medida que o gelo vai desaparecendo, mais calor solar é absorvido. A Terra vai aquecer mais depressa – acelerando as alterações climáticas.

Um Ártico com menos gelo seria um local bem diferente. Os ursos-polares caçam servindo-se das placas de gelo para se movimentarem. Focas e morsas dão à luz nessas placas que também lhes servem para descansarem quando não estão na água. Num Ártico quente, estes animais extinguir-se-iam.

Quando o Ártico aquece, os glaciares também começam a derreter, drenando para o mar e aumentando a gravidade da situação.

As indústrias de exploração de gás e de petróleo no Ártico causam poluição e atraem novos colonos que ocupam áreas antes ocupadas por pequenas populações nativas.

Uma área de mar gelado menor pode originar mais transporte marítimo e criar acessos a recursos naturais, encontrando mais petróleo.

Os cruzeiros turísticos ganharão novos acessos ao norte glaciar, causando desequilíbrios, lixo e poluição. Entretanto o mundo e a vida selvagem que vinham ver poderão ter desaparecido.

Fonte:Salvemos a Terra, David de Rothschild, Enciclopédia de Ecologia, Civilização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.